sábado, 19 de junho de 2010

O poço do vento



Ha muito tempo que nao visitava os velhos terrenos do Canha. Sinceramente nem sei ha quantos anos....
Dos meus melhores amigos, penso que o Ric nunca la foi, ou foi apenas uma vez... apenas a Vera conheceu esse sitio.

É talvez o ponto mais baixo de toda a Venda, metido entre os montes, no fim de uma rua sem saida...e tão perto da antiga Fonte da Aurora.

Em 1997, no mes de junho, se não me engano a 27, algo ocorreu. Eu estava com o Davide, a ''descobrir' ( eramos jovens, putos) os terrenos, quando o vento começou com toda a força. E eu ouvi ao meu ouvido: - João, João!!
Era como se fosse um murmurio aos meus ouvidos.
O Davide tambem se lembra de ter ouvido o mesmo, no entanto nenhum de nós ouviu ao mesmo tempo....era um sopro ao ouvido.
E de repente as canas á volta começaram todas a quebrar-se.

E a canas não partem com facilidade.
Quando estavamos a ir embora uma Cana partiu com toda a força e saimos dali a correr....

Ainda hoje falamos disso...entretanto a Fonte ja foi destruida, e nunca mais nos ocorreu nada.semelhante.

Hoje ao voltar perto desse sitio, o vento reuniu-se ali perto de mim...
Percebi que todo o vento da venda, todos os sons se reunem ali, e encontram ECO num velho poço ali tapado por ervas e silvas.

Isso nao explica o que ocorreu, porque eu mesmo hoje parti canas e nao so sao dificeis de partir...

Deu-me vontade de voltar ali, de voltar a explorar, de reviver todas as experiencias e medos do passado...

1 comentário:

  1. Lembro me de comentares isso comigo ....
    O estranho caso da fonte da aurora....e da fonte de s.jose !!!

    Tens k por esse tambem...

    bjinhos

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...