sábado, 6 de março de 2010

Falar da Ciência e da Espiritualidade

Antes de começar a discursar, quero deixar aqui dois conceitos, dois significados, dados pela wikipedia.

Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença.

Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.


A ciência nasceu de um combate com a religião. E a religião nasceu como uma ciência primordial.
Ou seja no inicio dos tempos, a religião serviu não só como veiculo espiritual, mas também como suma, base, resposta para as questões do homem.
A ciência nasce depois, nasce da necessidade de demarcar o religioso do acontecimento. Vejamos: cai um meteorito, a explicação religiosa é que Deus está zangado e enviou um braço de fogo!
Até aqui não há ciência propriamente dita, ela só surge quando alguém questiona : será assim? Será que essa explosão, essa pedra tem mesmo esse significado?

Então a ciência surge como uma tentativa de explicar o mundo, o homem e o universo de uma perspectiva além religiosa. Quase como se dois irmãos se tratassem.

Historicamente, o imperialismo do religioso sobrepôs-se a analise critica do racionalismo e do cientifismo: - a terra era plana, o mundo fora criado em 7 dias, etc
Quando se origina propriamente a Ciência, ela surge como disciplina do racional, mas mais, ela pretende-se provar e comprovar que se X acontece a razão é Y ou Z.

Enquanto a religião seguia um dogma, a ciência entregava-se ao paradigma, que seria apenas uma conjectura.

O problema actualmente é que ambas se tornaram dogmáticas. Falo em particular, especificamente da Medicina.

Quando um investigar desenvolve um paradigma novo (sobre a embriologia celular, ou sobre o big bang,etc) ele é ricocheteado pela comunidade cientifica que vem dizer : segundo os nossos cálculos ancestrais tal teoria não é possível. Ou seja a ciência que tanto combateu o dogma tornou-se dogmática.

Um ponto brilhante na lua é observado por um telescópio!
Diz um Xamã: é um sinal da grande coruja!
Diz um cientifico: Qual quê, é uma peça de algum telescópio!
Diz alguém : e se forem os dois?
Tanto o Xamã como o cientifico se afastam orgulhosos, cada um convencido da sua tese.

Ou seja a ciência já não oferece soluções novas.....apenas as do Seu ponto de vista.
A religião já não oferecia soluções novas....promete as mesmas do seu ponto de vista.
assim sendo caminham as duas para a extinção.

A homeopatia tem sido rechaçada por completo pelos médicos e cientistas. Afirmam que não passa de efeito placebo ( ou seja, funciona por sugestionamento).
Então alguns novos cientistas pegaram em células humanas e puseram-se em laboratório a testar nelas os compostos. PASMEM-SE : um composto diluído 100000em agua, que já nem a molécula original tem, é só agua, conseguiu IN VITRO, em laboratório, matar tantas células cancerígenas, como compostos de milhares de contos, tóxicos e cheio de efeitos secundários.
E eles ficaram pasmados: isto é só agua.
E a seguir puseram agua normal e não houve resultado.
Então isso significa que aquela diluição tem mais que agua..........

Isto para mostrar que se a ciência não se renovar, se não deixar cair os dogmas e voltar aos paradigmas que a regiam no começo nunca vai conseguir rejuvenescer e encontrar as respostas que busca.
A ciência tem de ir alem do ponderável, e até admitir que muitas das respostas religiosas PODEM conter a chave de alguns enigmas.
A ciência tem que ver na religião uma possibilidade real.

A religião nos últimos 100 anos percebeu que 95% de todos os fenómenos que vê, já não são passiveis de serem explicados, á luz de uma teoria velha e bafienta. Como tal tem de mudar de perspectiva e concentrar-se no intemporal.
Ela tem de se reinventar de modo a que possa de novo ser uma ciência primordial, e busque a resposta DEUS de um modo diferente. A religião tem que voltar aonde começou - no HOMEM, -e só depois pode procurar o divino.

Se uma explicação religiosa é provada, um cientista vai tentar desmistifica-la, e se não conseguir, ele não vai aceitar a explicação religiosa, se nao criticar negativamente vão fechar essa explicação a 1000chaves ate ao dia em que a resposta seja passível de ser respondida.

Porque razão a ciência não encara a religião e a espiritualidade como uma opção de explicação do real?

Quando as duas correntes largarem os pedregulhos dos dogmas, ai sim poderão seguir livres, e juntas percorrerem o caminho que leva ao Grande Espírito, que não está nem ai, para a explicação que foi dada, porque Ele É

JF

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...