quarta-feira, 11 de março de 2020

O que esperar desta pandemia?


Diz-nos Ma Deva Padma :
Da mesma maneira que a Natureza se desenvolve em ciclos de contracção e expansão, assim também é a trajectória do ser humano. Nos períodos de opressão pode experimentar-se como estando encerrado numa cela escura sem janelas ou sequer uma porta. E nestes momentos é particularmente importante confiar na sua luz interna. Só com a ajuda dessa luz podes encontrar a fortaleza para atravessar circunstancias opressivas sem lutas pouco necessárias e ineficazes. E com a ajuda dessa luz podes também evitar cair no desespero.
As circunstancias difíceis são a forma da vida provocar um salto de um nível de consciência a outro. Apesar dos tempos difíceis poderem fazer-te sentir que a vida está enraivecida contigo, não é assim. Pelo contrário, a existência nunca é hostil, mas nos provê de restrições que, se as recebermos e servirmos delas, podem ajudar-nos a fortalecer as qualidades internas para o nosso desenvolvimento e expansão.
Se queremos prosperar e alcançar a maturidade, devemos encontrar fortaleza e determinação interna para seguirmos evoluindo,  até que superemos o obscuro e difícil. Neste processo, aprendemos a ser flexíveis quando é necessário, e a aproveitar as oportunidades para a expansão quando surgem.
Não importa quais sejam as circunstancias opressivas a que tenhas que fazer frente agora, lembra-te que há uma luz oculta dentro da escuridão. 
O pictograma taoísta conhecido como Yin e Yang representa esta interacção intima entra luz e escuridão, expansão e contracção, actividade e descanso. A contemplação deste símbolo mostra-nos que a dinâmica essencial da vida é a Mudança, e que todos os opostos aparentes estão irrevogavelmente interrelacionados. Cada um deles sustenta e converte-se no outro.
Na Noite mais escura já começa a iniciar a luz, e na luz há uma semente da escuridão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...