sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Princípio Oculto do Reiki


Resultado de imagem para reiki


Kyo dake wa –今日たけは  Só por hoje
Ikaruna –怒るな  Não se irrite
Shinpaisuna – 心配すな Não se preocupe
Kanshashite –感謝して  Seja grato
Gyo wo hageme –業をはけめ  Trabalhe arduamente em si mesmo
Hito ni shinsetsu ni –人に親切に Seja bondoso para com todos os seres

Estes são os 5 princípios do Reiki, os Gokai.
São os pilares criados pelo Mestre Mikao Usui, sendo sempre inspirado pelo Imperador Meiji, pelos ensinamentos budistas, taoistas e shintoistas.

O Reiki é muito mais que símbolos.
Os símbolos são importantes, mas foram presumidamente sobre evidenciados, levando ao surgir de Reikis com mais de 20, 30 ou 100 símbolos.
Não me compete a mim discernir ou comparar sistemas. Cada um que se sinta bem, nesse sistema deve continuar.

Mas o Reiki são símbolos, olhar, intenção, uso das mãos, entrega e a vivência dos Gokai ( Principios do Reiki).

A iluminação e a cura não se dão num estalo, levam tempo, e sobretudo profunda vivência. Como dizem as Escrituras até a queda de uma folha da árvore é sempre uma decisão de Deus.
Assim apenas podemos curar algo quando permitimos ir ao fundo da questão.

A vivência dos Gokai são um manual para a vida.

Só por hoje.
Só o hoje existe, o passado passou, o futuro será criado por Deus e por nós a cada momento.
Nenhuma das nossas preocupações ou lamentações podem mudar um décimo que seja o passado ou o futuro. Podem piorar o futuro, infernizando e envenenando o hoje.
A preocupação, pelo amanhã é muitas vezes pior que aquilo que esperamos. É um veneno!
Libertos do tempo, passado e futuro,saimos para um além de serenidade que no fundo nos permeia o tempo todo, mas que não sentimos por tão ocupados estarmos com o que passou ou o que se passará.

Não te irrites.
O veneno da ira, da cólera, da irritação provém do nosso Ego. O nosso ego acha-se o maior.
Julga o mundo segundo a justiça dele. Ele incorpora dezenas de papeis - o rei, o doutor, o padre, o mestre, enfim tudo tem que ser ou devia ser como ele deseja.
A irritação, a ira vem do desejo frustrado. É a frustração que gera a ira. Alguém em paz consigo mesmo não carrega as sementes da raiva.
A frustração e o controlo são irmãos, causa e consequência um do outro. A frustração vem da perda do controlo, nada sai como essa pessoa acha que devia ser ou ter, como tal gera-se dessa perda de controlo a ira, porque ele não suporta que alguém tenha, ou que algo seja de determinada maneira porque Ele não tem ou é de determinada maneira!!
Libertando a ira chegamos ao principio da aceitação.

Não se preocupe.
A preocupação também surge do controlo.
Queremos sempre o melhor para nós e para os nossos, achamos!
Então se o futuro pode tirar essa felicidade ou apenas estabilidade, de alguma forma perdermos o controlo, tudo se torna um caos. Um caos amanhã e o presente, que de tanta preocupação fica envenenado. Quem pode sentir felicidade estando preocupado?
Por contaminar presente e futuro, a preocupação assim como a ira é um veneno.

Seja grato.
A Gratidão é já uma libertação dos dois venenos anteriores - Grato por o que quer que esteja a acontecer, mesmo que me irrite e preocupe.
É um dos antídotos dos venenos da ira e da inquietação.

Trabalhe arduamente em si mesmo.
''Eu devo fazer as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.''
A morte é a noite. Quando ela vier e estivermos perante Deus perguntar-nos-ão: Quanto amaste? O que fizeste de bom? Que parte verdadeira de ti exprimiste?
O trabalho interno é o mais difícil. É um trabalho de revelar quem somos e ao mesmo tempo purificarmos as nossas imperfeições, um pouco como um diamante a ser lapidado.
É no entanto o segundo antídoto - depurar de cada um o irreal, separar o falso do verdadeiro, a imperfeição da perfeição, o mal do bem, a ira da gratidão, a raiva da aceitação, ....o Ego do Eu.
Bondade não é dar um pouco, mas dares-te integralmente.
Ninguém te pede que dês muito materialmente, mas que te entregues. 


Seja bondoso para com todos os seres.
Ao aceitares que os outros são quem são, que não tens nada com isso, mas apenas com o teu coração e tua acção, passas um patamar maior.
Ao aceitares os outros, seja homem, mulher, seja de que raça for,  seja animal ou vegetal, seja direitista ou de esquerda, com paciência, gratidão e amor estás a cumprir a tua missão.
De repente percebes que tudo está ligado, que o que importa não é o que as coisas são mas sim o que podes melhorar, melhorando a tua forma de ver e agir no mundo.

E chegas ao ensinamento oculto de Mikao Usui que é a Aceitação.

Aceito que hoje seja como seja, sem me irritar com o que quer que seja. O outro é o outro, a mim compete ser e dar o meu melhor. Aceito que vivo o hoje e mesmo que seja um dia de dor aceito que a vida tem dias assim, uns melhores outros piores, mas que posso mesmo que o dia seja mau ter uma visão positiva da vida. Aceito e agradeço que tudo e todos o que encontro são uma lição para mim. Aceito que não sou perfeito e que posso fazer muito mais pela minha vida e pelo mundo que o que tenho feito. Aceito enfim que todos os seres merecem o minimo respeito, que não sou eu carrasco, rei ou juiz e que as nossas acções ficam em quem as pratica.

Quando estamos perante um paciente isto deve vibrar.
Não só ajudando o paciente a entrar nestes princípios, a adopta-los e vive-los, mas em mim a entregar-me ao momento.
Estamos ali apenas para o paciente, Apenas a entregar, sentir e intuir.
Estamos ali em plena aceitação daquela pessoa, seja ela boa ou má, negra ou branca, que tenha questões em aberto com ela ou não.
E devemos mais que tudo ajudar a pessoa a ACEITAR.
Aceitar que a vida é o que é.
Aceitar que se algo não está bem, existe algo em nós que atraiu isso, e que existe algo em nós que pode melhorar ou curar isso, nem que seja ser mais optimista.
Aceitar e entregar a Deus, à energia, ao Reiki o resultado do tratamento.

Reiki não é religião, é tratamento e um modo de vida.




Agradecimento particular a Babaji que me ajudou no texto e na reflexão.

1 comentário:

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...