domingo, 1 de setembro de 2024

Saboteur




Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos.
Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem medo da luz, do brilho, dos holofotes.
Imaginemos se nos contos de histórias tal acontecesse - A Cinderela a desistir mesmo antes de entrar no baile, o Aladino a deitar a lâmpada fora antes de lhe tocar, Luke Skywalker a fugir na sua nave após derrotar a Estrela da morte.
Uma parte de nós deseja reconhecimento e sucesso e outra parte esconde-se, tapa-se, foge, desiste e não dá azo para o mesmo.
Isto é algo que ocorre comigo muitas vezes, na verdade em quase tudo.
Quando há muitos anos, ao fim de 15 dias de me inscrever na carta de condução fui a exame e tive 4 erros eu decidi sabotar-me. Naquele momento eu avaliei a minha própria vida naquela nota- reprovado.
Em muitas possíveis relações também não tive força para ir adiante. Algumas relações só percebi tarde demais que tinham pernas para andar porque apenas ouvi o meu sabotador interno - és feio, baixo, sem interesse.
E continuo a forjar as palavras que repito tanto que se tornam em crenças- não és capaz, és feio, inútil, baixo, gordo, não merecedor, falhado, inútil....
Escondo e saboto-me sobre uma máscara de vitima.
Outra parte de mim quer e romantiza as coisas, cria uma ficção, que possivelmente até daria certo, se avançasse pelo caminho, se não desistisse, se acreditasse em mim.
I'm a looser porque desisto de mim mesmo. E do mesmo modo que revisto tudo com ficções românticas tambem revisto tudo com negatividades.
Olho o passado e vejo tantas coisas que sabotei por achar que era tudo demasiado bom, demasiado glorioso, demasiado real para mim.
Ainda hoje vejo esse medo de brilhar em mim - participei num quiz e mal entreguei sai dali como desculpa de ir ao wc - apenas para se ganhasse não ter que ir ao palco, ter vergonha. E quando soube que fiquei em segundo lugar algo em mim ficou aliviado.
Depois posso dizer algo que me vitimize, culpando Deus ou quem quer que seja pelo meu sabotador interno.
Há mais de 20 anos que sou maior de idade, quem posso criticar?
Houveram escolhas e erros, e se muitos correram mal, isso deveu-se a este saboteur interno.
Que parte de mim tem medo de brilhar? 
Que escolhas e reflexões devo fazer, e mais, que atitudes devo tomar, para impedir esse mecanismo de me levar de novo abaixo?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...