quarta-feira, 13 de junho de 2018

Revogar o irrevogável




Resultado de imagem para man lost in prairie

''Nos contou que quando ele era aprendiz, tinha um problema, fumava. Havia intentado largar diversas vezes, porem sem êxito.
"Um dia Dom Juan me disse que iríamos sair para coletar plantas em uma zona desrtica e que a viajem iria durar vários dias. Ele me adverteu: Será melhor que leves um pacote completo de cigarros! Porem tens que envolver-las muito bem, porque o deserto está cheio de animais que poderiam roubá-las".
Agradeci o seu conselho e segui suas indicações cuidadosamente.
 Porem no dia seguinte, quando acordei no meio do deserto, descobri que o pacote havia desaparecido. Desperei-me. Sabia que sem os meus cigarros eu iria me sentir muito mal.
Dom Juan colocou a culpa da perda dos cigarros em um coiote e me ajudou a procurá-lo. Depois de horas seguidas, finalmente conseguimos encontrar o rastro do animal, que o seguimos pelo resto do dia, adentrando nas montanhas mais e mais. Ao chegar a noite, me confessou que estávamos completamente perdidos.
Resultado de imagem para social conditioningSem cigarros e sem saber onde estava, me senti miserável. Para consolar-me, ele me assegurou que por perto deveria haver algum povoado, que era melhor caminhar uma pouco mais para chegar a algum lugar e estar a salvo. Porem no dia seguinte precisamos buscar outro caminho, e logo outro e outro mais. Assim passaram quase duas semanas.

Chegou a um ponto em que no meio de meu esgotamento, me deixei cair sobre a terra e me despuz a morrer. Ao ver-me neste estado, ele me perguntou: ‘há pouco não lhe interessava fumar’?
Olhei para ele com raiva, vendo em seu rosto sua incrível irresponsabilidade e lhe respondi que somente tudo o que eu queria era morrer. Muito bem! - replicou com frieza - então ja podemos regressar. Haviamos estado todo este tempo a poucos metros da estrada!".

A tragédia do homem nao é sua condicao social, mas a falta de vontade para mudar a si mesmo. É muito fácil desenhar revoluções coletivas, mas mudar a si mesmo genuinamente, acabar com a autocompaixao, apagar o ego, abandonar o ego e nossos hábitos e caprichos... ah, isso é uma outra coisa! Os bruxos dizem que a verdadeira rebeldia e a única saída do ser humano como especie, é fazer uma revolução contra a sua própria estupidez. Como você compreendeu, esta é uma tarefa solitária.''

in Conversas com o Nagual, Armando Torres

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...