segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Intestino e o Cérebro


 
Dois novos estudos vêm dar apoio á tradição naturalista que afirma que o intestino está mais na causa das patologias nervosas que o próprio cérebro.
Uma equipe de investigação dirigida por Stephen Collins ( da Universidade McMaster do Canadá), publicou na revista cientifica Gastroenterology, um artigo sobre como as bactérias que colonizam o intestino estão na origem de muitos transtornos nervosos, como depressão, esclerose múltipla, etc.

Usando ratinhos de laboratório, desequilibrou-se a flora intestinal, levando a transtornos de comportamento e inflamação cerebral. Além disso os ratinhos desenvolveram gastrite, úlceras, aumento de peso, e alguns tiveram crises de pânico.
Em ratos tratados com antibióticos ocorreu uma piora no estado geral dos mesmos. Analises demonstraram em todos os ratos o aumento cerebral da BDNF ( factor neurotropico derivado do cérebro), cujo excesso afecta negativamente a memoria e a motivação, sendo uma das causas de depressão
Ao reporem uma dieta nutricional eficiente aos ratos, através de probioticos, prebioticos e fibras conseguiu-se reverter a situação em 97% dos animais.

Outro estudo veio também demonstrar que um desequilíbrio na flora intestinal esta relacionado com a Esclerose múltipla, doença incapacitante do sistema nervoso.
Na Esclerose Multipla, a capa da mielina que recobre os nervos desintegra-se. Uma das causas é um ataque auto-imune do próprio corpo.
Segundo o que os estudo que vem a luz sugere, que o desequilíbrio da flora intestinal leva a uma reacção imune que vai por sua vez levar a atacar os nervos e as bainhas de mielina.
Um estudo anterior tinha demonstrado que suplementar com Vitamina B3 atrasava a progressão da doença.
Usando ratinhos, os investigadores reestruturaram a flora intestinal ( com probioticos e um antibiótico) alem de um apoio nutricional em vitamina C, B3 e magnésio.
Dois terços dos ratinhos entraram em remissão completa ou cura, enquanto o outro terço teve largas melhorias.

Isto indica que o Intestino é mesmo um órgão com influencia no Cérebro.
É no intestino que se produzem grande parte das hormonas, nutrientes e complementos que o cérebro precisa.
Há alguns anos um estudo demonstrou que prisão de ventre levava á resistência aos anti-depressivos. Como tal o Intestino devia ser um dos alvos no tratamento de patologias nervosas.

Uma desintoxicação do intestino, uma boa nutrição ( com frutos e legumes orgânicos, peixe rico em ómega 3, o uso de iogurtes naturais ricos em probioticos)  pode mesmo alterar uma patologia, mesmo sendo esta num órgão tão distante como o cérebro.

Links: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...