2016 foi um ano em cheio...as brechas da Torre orientadas pelo Diabo e pelo Ás de Paus.
Tivemos um Brexit, um extremista como Presidente da maior potência mundial, e imensas perdas tanto de artistas como pessoas importantes.
Foi um ano muito forte. E já está quase a passar e 2017 apresenta-se em menos de 30 dias...
E as Energias para 2017 são:
Temperança e
Rainha de Espadas
E vamos começar pelo mais duro...
Saturno inaugura um periodo de regência de 36 anos. Saturno, o pai tirano, o que responde sempre ''NÃO'', senhor do karma e das provas..... além disso 2017 é ano de ...Saturno.
E a Rainha de Espadas em termos astrológicos,,, vejam bem as sincronicidades...representa...Saturno.
Então começamos 2017 com uma energia avassaladora.
A Rainha de Espadas é a viúva amarga. Ela passou por enormes experiências de dor, que lhe trouxe sabedoria. Mas ela é implacável. Ela é exigente, por vezes mesquinha, honesta, inteligente, directa e imparcial,
Ela passou por muito e talvez por ter atingido altos patamares, ela também exige dos outros. Não esperemos paninhos quentes com a Rainha de Espadas.
Ela pode ser cruel, pode ser a mulher tão frustrada que não conseguiu mudar a vida.
Ela é verdadeira....por isso tudo o que é ilusão, tudo o que está mal construído, ela sem medos, ou sem receio de ferir os sentimentos, mostra
a Verdade.
Ela rompe a ilusão.
Um casamento não tem amor.....ela termina.
Uma pessoa ignorou o que sentia e criou projecto que nada tem a ver com ele, ela mostra e erradica a ilusão.
Não esperem que ela seja simpática e meiga, ela não o faz por mal, mas sem meios termos ela rompe e diz o que tem de ser dito.
Ela representa o erradicar das velhas crenças, doutrinas e normas ultrapassadas.
Isto indica que para 2017 ela traz-nos :
- Dor e sabedoria
- Eventos fortíssimos para nos libertar do controlo
- Eventos durissimos emocionais para vermos o peso do velho, o peso do conservadorismo
- Eventos caóticos de guerras e dissoluções de organizações
- É o dedo na ferida a dizer - Olha não está cicatrizado
- É também um ciclo de obsessão tão forte que vai fazer eclodir o sistema
- Representa eventos de mudança
- Intolerância ao máximo
- Fanatismo
- Opressão ao máximo de modo a tudo perceber o valor da Liberdade
Por isso pela parte da Rainha de Espadas não esperem facilidade...mas sim adversidade de modo a ganharmos Experiência e mais que isso.... Consciência!
O mundo encontra-se na corda bamba :
Na Rússia fabricaram-se este ano mais de 300 abrigos nucleares. A Nato tem milhares de soldados no leste.
O Reino Unido está a separar-se da Europa, e esta corre o risco de resvalar.
O Extremismo ganha em todo o mundo, existe medo e medo, e mais medo.
Trump será o novo presidente americano, com todo o risco e racismo, xenofobia, etc que se possa imaginar.
O Brasil está a tentar erguer-se.
O mundo está complicado..
.e quando mais medo temos, soluções menos lúcidas escolhemos... talvez ai a Rainha de Espadas nos traga a dor de perceber a verdade e iniciar correcção.
Aliás nem tudo é mau, a Rainha é uma óptima estratega. Ela é a lucidez, a inteligência, a imparcialidade e o discernimento combinados com a experiência.
Também nos traz
- Percepção da verdade ( escândalos que chegam ao fim, descobertas importantes, segredos revelados, etc
- Novos projectos que se baseiam em lucidez, inteligência, estratégia e experiência do passado
- Honestidade
- Avanços tecnológicos
Mas a Rainha de Espadas não está sozinha a comandar o barco, uma força mais alta se eleva, a Temperança.
A Temperança é uma carta de moderação e equilibrio. É um bocado o doce refrigério de uma fonte a meio de um caminho de secura. Ela não é um fim em si mesma, mas uma oportunidade de ter paz, equilíbrio e poder restabelecer-se e decidir como vai progredir dali para a frente.
Se Saturno é o Senhor do próximo ano, o Sagitário é a casa onde ele vai estar em 99% do tempo.
Assim a Temperança é o signo que se assemelha ao Sagitário em Astrologia tarológica.
Mais uma sincronicidade.
Apesar do aspecto ser no geral mais negativo e com experiências fortes, a Temperança distancia-se do Diabo (carta de 2016) e vem trazer equilibrio, rompendo assim os ciclos de fanatismo que temos observado no ano ainda a decorrer e trazendo maior consciência.
É uma espécie de Mulher que casou por medo este ano e que afinal não ganhou assim tanto e que em 2017 apesar de ainda escolher o mesmo marido já questiona e começa a tomar decisões mais equilibradas.
A Temperança, vem do latim Temperantia, significa ''Guardar o Equilibrio''.
Representa o dominio de si, a moderação dos desejos, a integração dos opostos, a expressão do Ser Integral no passivel e corrosivel quotidiano.
Parafraseando Che Guevara : ''Podemos endurecer sem perder a ternura, e ser ternos sem perder a firmeza.''
A Temperança indica a necessidade de integrar os opostos. Perante um mundo tão forte, em que temos que fazer mil e uma coisas que não nos dão prazer, ela sugere a integração. Fazer algo dando o melhor de si. Apreciando o que lhe dá menos prazer ou escolhendo sempre por Si.
Ela indica que a Paz e a Guerra estão dentro de nós, assim como a Consciência, e que dando o melhor de nós, podemos escolher um dos lados, podemos escolher por nós.
Um outro grande aspecto desta carta é Ser paciente.
A Temperança é a nossa bóia de salvação. Ela indica que tudo passa, que precisamos dotar o mundo da nossa presença, de usar a nossa Alma na nossa vida.
Ela pode indicar:
- Armistício ou Acordos importantes
- Futuro propicio se for paciente e souber gerir vida com Equilíbrio
Quando juntamos ambas as cartas vemos que apesar do ambiente poder ser castrador, de conservadorismo e de experiências extremas, existe também a possibilidade de mitigar os efeitos nocivos e ganhar Consciência através da integração dos opostos e de atitudes de paz e paciência.
Talvez o maior conselho da Temperança seja o de ser paciente. Aguentar! Não o aguentar que os outros nos maltratem ou enganem, mas sim aguentar o ritmo do tempo e aguentar a nossa consciência para que ela não expluda.
A Raiva é um mecanismo do ego. Se formos pacientes e soubermos perceber que tudo o que Existe foi atraido para nós, para percebermos algo. Se aguentarmos esse ímpeto, a nossa consciência apenas emanará para o mundo paz.
Normalmente quando nos zangamos com alguém explodimos. Dizemos raios, coriscos, causamos ansiedade, vivemos ansiedade. E mais tarde podemos ver que talvez tenhamos ido longe demais. Talvez a nossa reacção tenha causado mais sofrimento que o evento que nos fez estar assim.
Aguentar, ter paciência e agir depois com calma deve ser o nosso modus operandi.
Podemos esperar um ano dificil mas que pode dar um sinal que o medo e as estruturas não podem mais continuar como estão, que deverão ser integradas e os opostos eliminados. Deste modo e pouco a pouco veremos um surgir de Esperança
POLITICA/ECONOMIA
Não vamos negar que é um periodo dificil. Veremos isso em termos politicos e economicos. Não nos esperam facilidades mas conseguiremos ultrapassa-las com paciência, fé e amor.
Politicamente podemos ver problemas com dividas soberanas, novas vitórias populistas de direita mas não tantas como esperadas. Este ano indica também que haverá recuperação económica, apesar de lenta e sem grandes destaques. Podemos perceber que apesar de muitos conflitos (espadas no barco) vamos conseguir chegar à outra margem.
Haverá alguma instabilidade financeira mas não se esperam ruturas ou grandes colapsos.
CIÊNCIA/MEDICINA
Mudança é o mote para 2017 na ciência. O que estava escondido vem ao de cima, o caminho que estava a ser apresentado é substituido por outro.
2017 será um ano de volatilidade em termos cientificos. Do lado positivo - descobertas importantes que poderão levar a novas curas mas especialmente a substituir velhos tratamentos por novos.
Do lado negativo - podemos ter um decréscimo do valor gasto em investigação. Alguns ramos menos conhecidos e ensaios clínicos menos prometedores darão frutos. Poder-se-ão descobrir este ano algumas causas das patologias mais comuns.
AMOR
Quem está casado pode esperar boas noticias. Mas tenha atenção, não seja tão controlador/a. Ele no geral também indica que estar casado não é esquecer a dieta, fazer da mulher escrava do lar ou o homem martir de serviço! É necessário dedicação e romantismo senão corre o risco do casamento ser estável mas não feliz.
Para os solteiros, abram bem os olhos, trabalhem a vossa auto-estima e o vosso modo de vida e poderão ter bons resultados em 2017.
ESPIRITUALIDADE
O mundo está preso nas suas ilusões. A sensação de insegurança em vez de levar a pessoa a ter um relacionamento com o Divino leva-o a procurar soluções externas ( igrejas, politicos, xenofobia e racismo).
Então espiritualmente podemos ver uma grande crise de fé. A Igreja vai ser abalada fortemente, porque certos sectores da cúria não gostam do trabalho de liberdade do actual papal, que lhes retirou poderes e tem disseminado a cultura do Amor acima de tudo.
Existe confusão a todos niveis. Existe confusão deliberada e confusão provocada pelo ego ( vejam as milhares de canalizações ditas espirituais que em enganos e ilusões transmitem a optica de ser espiritual!!).
É necessário que cada ser se liberte das ilusões e proceda o caminho interno, do amor e de um deus tambem ele feito de amor.
''Naquela altura eu distribuía o meu tempo entre Caxias, Lisboa e Cascais. Andava muito de comboio, para trás e para a frente, para a frente e para trás.
Comecei a perguntar-me o que andaria eu a fazer, tantos quilómetros de um lado para o outro e sempre no mesmo sítio.
Uma carta do Tarot de Osho manda-me acordar. Dias depois, um sonho: estou numa estação de comboios, há movimento e confusão. Entro num comboio, que se põe a andar, deixei ''as minhas coisas'' no cais, estou sem bilhete, penso ir falar com o revisor, mas digo: isto assim é muito complicado, o melhor é ACORDAR.
Acordo: está tudo muito pacífico, calma profunda. Integridade. Sei que não há para onde ir. Aqui ou ali sempre Eu Sou.
''O país que não fica em parte alguma é,
a Pátria verdadeira.''
Acordar? De acordo! ''
''O poder não é sobre os outros ou as circunstâncias - o poder é sobre nós mesmos.''
Maria Lisete Soares, in Os 72 anjos da cabala - Inspiração e Prática.
Sobre Rainha Espadas:
''Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;''
2 Coríntios 1,6
Sobre Temperança:
''Tão-somente apegai-vos com firmeza ao que tendes, até que Eu venha. Ao vencedor, aquele que permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.''
Apocalipse 2,25